O projeto de lei que destinará R$ 85 milhões à candidatura do Brasil como sede das Olimpíadas de 2016 será votado pelo Congresso Nacional nos próximos dias 9 ou 10 de julho, segundo informou o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho.
Na manhã desta terça-feira, Garibaldi recebeu a visita do ministro dos esportes do Brasil, Orlando Silva, que pediu urgência na tramitação. Com a resposta do presidente do senado, o ministro comemorou. “O esporte brasileiro agradece e a candidatura do Rio segue com força total.”
Antes de seguir para aprovação do Congresso, a matéria que atualmente encontra-se em exame na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) poderá ser votada ainda nesta quarta-feira.
Os recursos a serem liberados serão destinados, entre outros, à contratação de uma consultoria internacional para elaborar o projeto de candidatura do Páis com o detalhamento. “Os recursos também serão usados na promoção da Casa Brasil, que será instalada durante as Olimpíadas de Pequim para divulgar todo o nosso potencial”, complementou Orlando Silva.
Presente na reunião no Senado, o ex-jogador Bernard Rajzman destacou a estrutura construída para os Jogos Pan-americanos, a qual que poderá ser aproveitada para 2016. “Ela já se constitui em mais da metade do caminho do que será preciso instalar”, disse.
Além do Rio de Janeiro, estão na disputa para sediar as Olímpiadas de 2016, Chicago (Estados Unidos), Madrid (Espanha) e Tóquio (Japão). O país vencedor será anunciado em 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.
< !-- /hotwords -- >