A competição iniciada nesta terça-feira com ondas regulares de um metro na praia de Itamambuca contou com a realização de 20 das 24 baterias da primeira fase. Nesta quarta-feira, o restante da série inaugural e parte da segunda fase serão disputadas.
Além de Fábio Silva outros 30 brasileiros chegaram entre os dois primeiros de suas baterias e avançaram. Destaque para Felipe Ximenez, que marcou 16,50 pontos na 20ª série e quase igualou o recorde do dia.
Nas quatro baterias restantes da primeira fase, 11 brasileiros estréiam na competição. Outros 18 surfistas ‘locais’ estão pré-classificados para a segunda rodada. Os favoritos estréiam apenas na terceira fase, que conta com 19 brasileiros garantidos, entre eles sete participantes do WCT, a elite mundial do surfe: Raoni Monteiro, Pedro Henrique, Yuri Sodré, Victor Ribas, Peterson Rosa, Paulo Moura e Adriano de Souza “Mineirinho”.
Destes, apenas Mineirinho tem vaga garantida no WCT da próxima temporada. Os demais precisam de boas colocações nas últimas quatro etapas do WQS (Ubatuba e três no Havaí) ou nas duas últimas do WCT (uma no Brasil e outra no Havaí) para se seguirem na elite.
O WCT é disputado pelos 27 primeiros colocados da temporada anterior e pelos 15 primeiros do WQS, que é aberto a qualquer surfista profissional. No momento, Victor Ribas (8º), Neco Padaratz (10º), Rodrigo Dornelles (11º), Bernardo Pigmeu (12º) e Leonardo Neves (15º) são os brasileiros mais bem colocados na divisão de acesso.
< !-- /hotwords -- >