A temporada de 2014 será a última da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), entidade máxima do surfe. A partir de 2015, a organização adotará o nome de Liga Mundial de Surfe, esperando que a mudança atraia novos fãs e patrocinadores para seus eventos.
É a segunda vez que isso ocorre com a entidade que organiza o circuito mundial da modalidade. Entre 1976 e 1982, era chamada de Surfistas Profissionais Internacionais (IPS) e em 1983 assumiu o atual nome.
“Entendemos que para muitos a sigla ‘ASP’ tenha um significado importante e que esta notícia possa ser perturbadora. Nós esperamos que vocês nos deem o benefício da dúvida e que, com o tempo, verão essa mudança como positiva para o esporte que nós todos amamos”, disse o mandatário da entidade, Paul Speaker, em comunicado.
O ranking da temporada de 2014, a última da ASP, é liderada pelo jovem brasileiro Gabriel Medina, que soma 46.150 pontos, seguido pelo norte-americano Kelly Slater, vice-líder com 38,350.
“No fim de tudo, o DNA do surfe profissional permanecerá intacto, com os melhores surfistas do mundo nas melhores ondas do mundo. Isso nunca vai mudar”, garantiu Speaker.