A presidente da república, Dilma Rousseff, recebeu nesta terça os pugilistas e irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão, medalhistas de prata e bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, respectivamente. Além dos boxeadores, Dilma também recepcionou Sérgio Cabral e Eduardo Paes, governador e prefeito do Rio de Janeiro, além da bandeira olímpica entregue a ele na cerimônia de encerramento de Londres-2012, neste domingo.
O encontro durou cerca de meia hora, e também contou com Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. A presidente aproveitou para comemorar o desempenho brasileiro em Londres-2012 – foram dezessete medalhas, número recorde para o país –, aproveitando para afirmar que lutará pelo avanço brasileiro no quadro de medalhas dos Jogos em 2016.
“Nós queremos elevar o número de medalhas, precisamos de atletas como Yamaguchi e o Esquiva. Tenho certeza que o exemplo deles é um exemplo para todos os brasileiros e brasileiras”, disse a política.
Dilma ainda aproveitou para experimentar o gosto de ter duas medalhas olímpicas no pescoço, ao vestir a prata e o bronze dos irmãos Falcão. A presidente ainda brincou, quando perguntada se arriscaria lutar na modalidade.
“Estou pegando as primeiras aulas com ótimos professores”, elogiou. “Tenho certeza que vamos chegar ao ouro no Rio de Janeiro. Não sei qual dos dois. Talvez, os dois”, completou.
Símbolo da transição dos Jogos de Londres para o Brasil, a bandeira desembarcou em solo nacional nesta segunda, junto a Eduardo Paes. Após passar pelo Palácio do Planalto, ela irá com o prefeito para o Complexo do Alemão e o bairro do Realengo, na capital carioca, antes de ficar exposta na prefeitura da cidade.