O departamento técnico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) prevê o aumento da presença feminina na delegação brasileira que estará nos Jogos Pan-americanos do Rio, em julho. Pela projeção do setor, o aumento deverá ser de 4% em relação os números do Pan de Santo Domingo-2003.
Na República Dominicana, o Brasil participou com 40% de seu grupo composto por mulheres. Este ano, a taxa deverá chegar a 44% dos 699 atletas previstos para representar o país na competição.
A presença feminina na equipe nacional tem crescido a cada edição dos Jogos. Em Winnipeg-99, as mulheres representaram 38% da delegação brasileira. “No mundo todo as mulheres conquistam cada vez mais espaço no esporte, e no Brasil não é diferente. Essa evolução tem sido observada também nos Jogos Olímpicos. Em Atenas 2004 as mulheres foram praticamente a metade da delegação brasileira. Isso nos orgulha muito”, afirma o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
De acordo com o gerente-geral do Departamento Técnico do COB, José Roberto Perillier, a delegação brasileira será fechada no dia 22 de junho. “Esta é a data limite para a inscrição nominal dos atletas. Então, temos que aguardar até o final de junho para saber exatamente o tamanho final da delegação, inclusive o número de atletas mulheres. Mas a expectativa é que se mantenha nessa ordem de 300 a 310 mulheres”.