O prefeito de Madri, Alberto Ruiz-Gallardón, disse hoje que a “provável” vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais de hoje nos Estados Unidos não altera os planos da candidatura da capital espanhola a organizar os Jogos Olímpicos de 2016, os quais o Rio de Janeiro também pretende sediar.
Obama é senador pelo estado do Illinois, cuja capital, Chicago, concorre com a capital espanhola pela sede olímpica, além do Rio de Janeiro e de Tóquio.
“Não devemos pensar que as coisas mudarão se Obama ganhar, o que é o mais provável. De forma alguma isso representa um obstáculo a mais aos planos da candidatura de Madri. Não temos menos apoio de nosso Governo do que Chicago teria de seu”, disse hoje Gallardón.
Para o prefeito, a possível chegada de Obama à Presidência americana talvez não represente tantas mudanças quanto a opinião pública espera.
“É provável que amanhã o mundo acorde pensando que muitas coisas vão mudar. Mas é preciso repassar a história dos EUA, de seus Governos democratas, e provavelmente muita gente se surpreenderá com as estratégias internacionais de Obama nos primeiros meses”, considerou.
Sobre as adversárias da capital espanhola, o prefeito de Madri comentou: “Três grandes cidades de três grandes países. Que ninguém espere que eles venham a falhar”, alertou.