Menu
Mais Esportes

Pré-seletiva olímpica de judô começa neste sábado com promessa de muita disputa

Arquivo Geral

05/10/2007 0h00

A Pré-seletiva olímpica de judô, neste sábado, em São Paulo, vai definir os adversários dos reservas da seleção brasileira na Seletiva Final por uma vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. O torneio reunirá 91 atletas que entram na disputa movidos pelo desejo de representar o país e algumas outras motivações pessoais.

Aos 25 anos, a médio Kelly Silva tentará recuperar a vaga que foi sua no ano passado, mas acabou perdendo para a adolescente Mayra Aguiar, de 15 anos. “Minhas adversárias também desejam o mesmo que eu, mas estou trabalhando para ser a vencedora”, admite a judoca, que sonha em ser a primeira judoca brasileira a conquistar uma medalha olímpica. “Falta uma conquista de peso para o esporte feminino e quero lutar por isso”, explicou a atleta.

Depois de projetar uma carreira de sucesso nos gramados, o médio Hugo Coutinho apostou todas as suas fichas nos tatames. Aos 18 anos, ele foi três vezes campeão pan-americano (2001, 2005 e 2007), é tricampeão brasileiro e já tem a quem dedicar a vaga caso consiga confirmá-la. Seu irmão Diogo Coutinho foi reserva do medalhista olímpico Leandro Guilheiro na categoria leve nas Olimpíadas de Atenas-2004. “Ele é meu ídolo no judô, quem me incentiva a todos os momentos. Quero muito dar este presente”, avisa.

Apesar da determinação, ele sabe que o caminho não será fácil. “Terei adversários fortes e é difícil apontar quem tem mais chance. Vou dar o máximo e lutar para ter a oportunidade de defender a seleção brasileira sênior. Mas sei que preciso dar um passo de cada vez”, afirma o atleta, que conta com o apoio do Projeto Nosso Esporte, parceria da Nossa Caixa com a Federação Paulista, recebendo uma bolsa-auxílio financeira.

A meio-pesado Paloma Rocha também chega com planos ambiciosos para o torneio. Aos 19 anos e titular da equipe sub-23, ela quer deixar de ser uma promessa para brigar em condições de igualdade por um lugar na seleção principal. “As duas grandes adversárias dela, a Edinanci (titular) e a Claudirene Cézar, já estão pré-classificadas para a seletiva nacional. Ela venceu a Claudirene no Paulista Sênior e, informalmente, já é considerada a número dois do meio-pesado”, afirma seu técnico Gildemar de Carvalho. “Agora é a oportunidade de confirmar este bom momento”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado