A Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), foi escolhida pelo segundo ano consecutivo para abrir a temporada 2007 do Circuito Brasileiro de Surfe. A principal divisão do esporte no Brasil será inaugurada de 11 a 15 de abril e terá uma novidade no calendário. A Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), volta a figurar entre as etapas da competição após um ano de ausência.
O chamado “Maracanã” do surfe brasileiro ganhou a disputa pela única etapa que ainda não havia sido definida e será disputada entre os dias 2 e 6 de maio. O circuito nacional premia os vencedores de cada etapa com R$ 150 mil. As outras três etapas estão confirmadas para as cidades de Ubatuba (SP), São Sebastião (SP) e a final do circuito será novamente na Barra da Tijuca (RJ), de 10 a 14 de outubro.
Evandro Abreu, diretor de eventos da Editora Abril e que desde 2000 organiza o evento, garante que a Praia de Itabuna voltou para o calendário devido à paixão dos surfistas. “Saquarema tem uma das melhores praias do Brasil e é um dos lugares preferidos dos competidores”, garante.
A temporada de 2007 será a última a contar com 64 surfistas masculinos e 24 na categoria feminina. No ano seguinte, o formato será igual ao Circuito Mundial de Surfe, que conta com 44 atletas masculinos e apenas 18 mulheres, incluindo uma repescagem na primeira etapa.
São Paulo deixou de ser hegemonia na competição e agora o Rio de Janeiro conta com o mesmo número de participantes: 18 para cada estado. O atual campeão masculino, o paranaense Jihad Kohdr iniciou bem o circuito de 2006 com um segundo lugar em Guaropaba. Já a campeã brasileira, a carioca Andréa Lopes, estreou com vitória para cima de Taís de Almeida.
< !-- /hotwords -- >