A cidade de Praga anunciou nesta quinta-feira que deve apresentar sua candidatura para receber as Olimpíadas de 2016. De acordo com uma votação realizada no Congresso tcheco na semana passada, 50 deputados se mostraram a favor da realização do evento enquanto apenas dez não aprovaram e outros sete se abstiveram, segundo informou o porta-voz Jiri Wolf.
O regulamento prevê que as cidades interessadas em realizar os Jogos deverão apresentar sua candidatura oficial ao Comitê Olímpico Internacional até o dia 15 de setembro deste ano. A escolha da vencedora será feita apenas em 2009.
Dentre os outros candidatos estão o Rio de Janeiro, Madri, Roma e Tóquio. Enquanto isso, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos ainda está escolhendo entre Los Angeles e Chicago para a disputa do pleito. Doha (Catar) e Baku (Azerbaijão) também já expressaram seu interesse.
Praga nunca recebeu uma Olimpíada antes. A cidade apresentou uma candidatura para os Jogos de 1924, mas quem acabou sediando o evento foi Paris. De acordo com uma pesquisa recente realizada na República Tcheca, 60% da população é a favor de abrigar a competição, com apenas 15% contra.
Caso vença a disputa, Praga deverá construir diversas facilidades para o evento. O estádio principal para provas de atletismo seria localizado ao nordeste da capital, no bairro de Letnany. Algumas competições teriam que acontecer em outras cidades, como Brno, Ostrava, Olomouc e Plzen.