Menu
Mais Esportes

Potências do judô, Brasil e Coreia do Sul se enfrentam em desafio amistoso

Arquivo Geral

07/04/2016 17h20

Neste sábado, o Brasil encara a Coreia do Sul pelo título do torneio amistoso SuperDesafioBRA, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Os países são duas potências do esporte, com 59 medalhas olímpicas juntos. Natália Brígida, atleta até 48kg que representará o Brasil no Sul-Americano no fim de abril, se mostra motivada pelo desafio de enfrentar um país de grande tradição no judô.

“Apesar de ser um amistoso, o Desafio é uma competição importante. É o momento que vou poder testar como estou fisicamente e psicologicamente. Sempre tem bastante torcida e expectativa. É um excelente teste visando às próximas competições”, afirmou Natália.

Com 23 anos, Natália foi bronze no Pan de Toronto e quinto lugar no Mundial de 2015, é um dos símbolos da nova e promissora geração do esporte brasileiro. “A Coreia do Sul é um pais muito tradicional no judô mundial, com excelentes atletas. Eu pesquisei sobre minha adversária e vi que ela é uma judoca nova, porém já com uma boa experiência internacional. Será um confronto forte, mas estou preparada”, comentou a brasileira sobre sua adversária, Yujeong Kang, de 19 anos, um dos destaques do novo selecionado coreano.

Experiência e juventude se encontrarão no desafio, tanto do lado brasileiro quanto do time coreano. Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), falou sobre como a interação dos novos atletas com medalhistas olímpicos é importante.

“Nós seguimos o nosso planejamento de dar bagagem aos atletas que estarão dentro do próximo ciclo olímpico, brigando por uma vaga nos Jogos de Tóquio em 2020. A convivência deles com atletas mais rodados como a Ketleyn Quadros, medalhista olímpica, acrescenta muito”, pontua Ney.

Camila Gebara Nogueira, 21 anos, judoca acima dos 78kg, enfrentará uma das mais experientes do time adversário, Eun-Ju Lee, de 27 anos, prata no Grand Prix de Jeju em 2014. Já a experiente Ketleyn Quadros, 28, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 enfrentará a jovem Eun-Sol Choi na categoria até 63kg. A coreana de 22 anos foi quinta colocada no Aberto Asiático de Taipei, em 2015.

Pelo lado masculino, João Marcos Cesarino, campeão pan-americano sub-21 em 2015, lutará com Kyeongtae Kim, bronze em dois Grand Prix no ano de 2013. No meio-leve (até 66kg), o campeão pan-americano sub-21 de 2014, Gabriel Pinheiro, enfrentará Young-Jim Ham, também campeão da categoria até 21 anos da Ásia em 2014. “Não tracei nenhuma estratégia específica, mas estou muito tranquilo e confiante em trazer esse ponto para o Brasil”, disse Pinheiro.

No primeiro SuperDesafioBRA de 2016, em março, a Seleção Brasileira fez 5 a 0 no selecionado da Mongólia. A competição amistosa faz parte do projeto Brazil Judo World Tour, que promove competições entre os brasileiros e seleções internacionais pelo país para promover o esporte e preparar os atletas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado