O australiano Owen Wright corre o risco de ficar fora da disputa do título mundial de surfe. Quinto colocado no ranking, o surfista caiu de uma onda enquanto treinava nas águas de Pipeline, na quarta-feira, passou mal durante a madrugada e precisou ser hospitalizado. Previsto para entrar na água na segunda bateria da rodada inicial, diante do brasileiro Jadson André e do havaiano Dusty Payne, Wright pode ser vetado pela Liga Mundial (WSL).
Uma decisão deve ser anunciada nas próximas horas. Caso o australiano realmente não possa participar, a organização terá que reformular as baterias do primeiro round, definidas a partir do ranqueamento dos surfistas.
Caso se recupere, porém, Wright terá que contar com a sorte para ser campeão. Além de vencer a etapa, ele precisa torcer para que Mick Fanning e Filipe Toledo não passem da terceira rodada, e para que Mineirinho não passe da quinta. O australiano leva vantagem pela facilidade em mares com tubos, provada na etapa das Ilhas Fiji, em junho, quando foi campeão com direito a show sobre o compatriota Julien Wilson.