Torben Grael não disputará os próximos Jogos Olímpicos, que acontecerão no ano que vem, em Pequim. Segundo o site UOL, o velejador desistiu da competição porque foi convidado para ser o comandante da equipe sueca Ericsson na volta ao mundo Volvo Ocean Race e, assim, não brigará pela vaga brasileira na seletiva que será disputada no próximo mês de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ).
Grael fará o anúncio oficial na noite desta quinta-feira. Com isto, seu parceiro no bicampeonato olímpico da classe Star, Marcelo Ferreira, já está em busca de um outro timoneiro para fazer-lhe companhia na seletiva do ano que vem, na qual terá que enfrentar a dura concorrência de Robert Scheidt e Bruno Prada, seus principais rivais.
O velejador encontra-se, no momento, nas Ilhas Canárias, onde a equipe Ericsson já faz seus treinamentos para a Volvo Ocean Race, que será disputada em outubro de 2008. A estrutura do time sueco, único remanescente da volta ao mundo de 2005/2006 e que competirá em 2008 na condição de favorito, foi o grande motivo para que Grael desistisse da luta pelo tricampeonato olímpico.
O brasileiro disputou a prova em 2006, na qual, a bordo do barco Brasil 1, terminou em terceiro lugar. Depois desta competição, o atleta afirmou que só voltaria a participar do evento se tivesse chances de vencer. O Ericsson competirá com duas tripulações, uma formada apenas por velejadores nórdicos e outra composta por competidores internacionais, que deve ser privilegiada. Torben será o comandante desta última e deve levar um brasileiro para lhe fazer companhia. A maioria da equipe, no entanto, já está definida, com quatro velejadores que já venceram a competição.
Grael assumirá um lugar no time após a saída do norte-americano John Kostecki, que foi campeão da Volvo em 2001/2002 e comandou a Ericsson em algumas etapas da competição de 2005/2006. O velejador abandonou o time em agosto deste ano, citando motivos pessoais.Sem Grael, a dupla Robert Scheidt e Bruno Prada são os principais favoritos para levar a vaga olímpica brasileira na classe Star.