Nesta sexta-feira, a Federação Norte-Americana de Natação suspendeu Michael Phelps por três meses de todas as competições da entidadade. A punição se deve ao fato do campeão olímpico ter sido flagrado fumando maconha em uma festa em novembro de 2008.
A entidade norte-americana também cortou o apoio financeiro dado a Phelps por três meses e afirmou que a punição tem como objetivo dar uma lição ao nadador norte-americano.
“Está não é uma situação que se tenha violado as regras antidoping. Mas decidimos pela punição para dar uma mensagem clara para Phelps de que ele decepcionou muitas pessoas, principalmente às centenas de crianças que se filiaram à Federação e que tinham o nadador como um modelo a ser seguido”, aponta a Federação Norte-Americana de Natação em nota oficial.
Esta susspensão de Phelps ocorre um dia após o nadador ter perdido um contrato milionário com uma fabricante de cereais, que considerou inaceitável o comportamento do dono de oito medalhas olímpicas nos Jogos de Pequim-2008