Ian Ferraz
ian.ferraz@jornaldebrasilia.com.br
Em time que está ganhando não se mexe. No caso do UniCeub/BRB, atual tricampeão do Novo Basquete Brasil, a máxima vem sendo colocada em prática. A diretoria tem mantido a base do time há pelo menos três anos e, para a próxima temporada, vai seguir a mesma linha. A renovação dos contratos de Nezinho, Alex, Arthur e Guilherme Giovannoni, além do treinador José Vidal, já está garantida.
Com a hegemonia no basquete nacional, o time brasiliense quer agora reconquistar a América, voltando a ganhar torneios como a Liga Sul-Americana e a Liga das Américas, o mais importante do continente. Mas, para isso, precisa somar valores ao já forte grupo. O problema é que a lista de bons nomes do basquete que atuam no país diminui a cada dia. Até o momento, o único contratado do UniCeub/BRB para a próxima temporada é o ala Isaac, de 21 anos, e que disputou o último Novo Basquete Brasil (NBB) pelo Vila Velha. O camisa 7 se destacou em diversos jogos, inclusive contra o próprio UniCeub/BRB, e já treina com a equipe sub-23 de Brasília.
Um dos sonhos de José Vidal era o ala/armador Vitor Benite, recém-contratado pelo Flamengo junto ao Limeira. “Estamos buscando alguém para essa posição. Queríamos ele, mas não deu”, conta o técnico. Vidal lembra a importância da manutenção dos titulares do grupo, e corre atrás agora para definir a situação dos pivôs. “Acertamos com os quatro (Alex, Arthur, Nezinho e Giovannoni), mais o Márcio (Cipriano, pivô). O Fábio e o Bruninho foram dispensados. Já o Alírio, o Lucas (Tischer) e o Rossi vão conversar ainda. A base para essa próxima temporada já estava acertada.
Queremos reforçar o banco, definir os pivôs e chegar na Liga das Américas para brigar”, completou o comandante. Além dos citados, o ala/pivô Ronald, convocado para treinar com o grupo que vai disputar as Olimpíadas de Londres, também permanece na equipe.