O nadador Cesar Cielo não disputou os 100m livre do Torneio Open de natação, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira. Classificado para a prova, o campeão olímpico preferiu se poupar para os 50m livre, prova que disputa nesta tarde e busca bater o recorde mundial, atualmente do francês Frederick Bousquet, com 20s94. O melhor tempo do brasileiro na prova é 21s08.
As expectativas em torno da melhor marca do mundo cresceram na tarde de quarta-feira, quando Cielo venceu os 100m livre do Campeonato Brasileiro de Sênior, com o tempo de 47s13, a quinta melhor marca da história. Por isso, o técnico do Pinheiros e da seleção brasileira Alberto Silva, o Albertinho, deu a manhã de folga ao nadador, que já é recordista mundial dos 100m livre, com 46s91.
Sem Cielo na disputa, a primeira colocação ficou com Nicolas Oliveira, também do Pinheiros, com 48s61. Nicholas dos Santos, com 48s81, e Vinicius Waked, com 48s94, completaram o pódio.
Quem também caiu na piscina na manhã desta quinta-feira foi Thiago Pereira, que conquistou seis medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em 2007. O atleta do Minas Tênis Clube venceu os 200m peito, com 2min10s66, à frente de Henrique Marques – 2min11s16 – e Tales Rocha Cerdeira – 2min11s79.
A marca é um recorde pessoal do nadador, que treina nos Estados Unidos e começa a se preparar para o Pan-pacífico, competição que será disputada em agosto. “Consegui a melhor marca da minha vida nos 200m peito e isso mostra que estou no caminho certo”, celebrou.
Poucos minutos depois, Pereira voltou à piscina para disputar os 200m medley. Ainda desgastado pela prova anterior, terminou na terceira posição. A vitória foi de seu companheiro de clube Henrique Rodrigues, que completou o percurso em 1min58s73. “Valeu o desafio de nadar duas provas quase em seguida. Mas no final dos 200m medley senti muito cansaço, mas já era esperado”, concluiu.