Depois de três chamadas, o mau tempo não deu trégua e a segunda fase do WQS de Saquarema teve que ser adiada. Uma nova chamada para a competição de surfe, disputada na Praia de Itaúna (RJ), será realizada às 6h30 deste sábado, dia 28.
Nesta sexta, o céu nublado e o frio adiaram a primeira chamada, que seria às 7h, para as 11h30, com a esperança de que o tempo melhorasse – o que não aconteceu. Às 14h, foi feita a última chamada, mas a chuva piorou e a organização optou pelo adiamento da prova.
“Ficou claro que não tem como fazer o campeonato hoje [sexta-feira], maré baixa, chuva, vento fortíssimo de sudoeste agora, sem qualquer condição, infelizmente”, disse o diretor de prova, Pedro Muller.
Neste sábado, a previsão é que o mar dê uma boa subida e sejam realizadas logo pela manhã cedo as cinco baterias restantes da segunda fase, que definirão os 24 surfistas que continuam na briga pelos pontos para o ranking mundial e para o sul-americano. O campeão leva pra casa 40 mil dólares de premiação. Para o domingo, a organização espera ondas de até três metros.
“É um swell (ondulação) forte, muito consistente, está marcando 12, 13, até 14 segundos de período, ondas de dois ou três metros, séries de 8-10 pés”, informou Pedro Muller. “Só o vento forte que pode comprometer um pouco, mas Saquarema é um lugar que aguenta ondulações grandes, então pode ser que tenhamos uma condição razoável de surfe”, completou Muller.