
O Ministério do Turismo anunciou, nesta quarta-feira, que está em vigor a isenção de vistos para turistas americanos, japoneses, canadenses e australianos até o dia 18 de setembro. A medida visa aumentar o fluxo de turistas destes quatro países, principalmente por causa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.
Os Estados Unidos são o segundo país que mais mandou turistas ao Brasil em 2015: 575.796. Juntos, as quatro nações foram responsáveis por 759.087 visitantes, segundo o Anuário Estatístico do Turismo.
O ministro Henrique Eduardo Alves destacou os principais pontos que foram levados em conta para a decisão, e revelou que a medida gerará impactos positivos na economia brasileira.
“A medida do Governo Federal de isenção de vistos para turistas de quatro países levou em consideração um conjunto de fatores como: países que mais gastam no Brasil, baixo risco migratório e forte tradição olímpica. Esses milhares de turistas que são esperados para participar da grande festa que será a Olimpíada do Rio irão movimentar a economia do país por meio dos gastos em hotéis, restaurantes, aluguéis de veículos, entre outros”, afirmou Alves.
Vale ressaltar que 18 de setembro, data em que a isenção dos vistos de Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália se encerra, é também o último dia das Paralimpíadas.
Fonte: Gazeta Esportiva