O esgrimista João de Souza, 23 anos, recebeu o seu melhor presente deste final de ano nesta semana. Com apoio financeiro do Grêmio Náutico União (GNU), clube em que treina, João passará os próximos três meses treinando e participando de sete competições na Europa. O período servirá para que o atleta tenha a preparação ideal para os Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro.
Assim, Souza deverá embarcar no próximo dia 04 de janeiro para Frankfurt, na Alemanha, e retorna ao Brasil apenas no dia 28 de março. Como teve um desempenho impecável em 2006 (além de ser o primeiro do ranking nacional na categoria florete, ele pulou da 669ª posição do ranking mundial para a 25ª), o atleta deve ser dispensado pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) das seletivas para o Pan, tendo já nas próximas semanas a confirmação da participação.
Além dos treinos, o período no Velho Continente servirá para Souza participar de sete competições, todas com pontuação válida para o ranking mundial: Copa Copenhagen (Dinamarca), GP Paris (França), Copa La Coruña (Espanha), Copa Bonn (Alemanha), GP São Petesburgo (Rússia), Copa Espinho (Portugal) e Copa Veneza (Itália).
O técnico do atleta, Alexandre Teixeira, acredita que mais importante disso será a preparação proporcionada ao esgrimista para o Pan. “Ele vai ganhar muito ritmo jogando sempre contra adversários de alto nível”, analisou o treinador.
Souza concorda que o desempenho dele deve crescer por encarar os principais nomes da esgrima mundial. “Quero estar habituado a jogar contra todo tipo de adversário. Aqui no Brasil, o nível da esgrima é muito bom, mas acabamos jogando sempre contra os mesmos praticamente”, lembra. Além disso, o esgrimista avalia que um bom desempenho nas competições pode ter conseqüências positivas de forma objetiva no Pan, já que a distribuição das chaves leva em conta a pontuação do ranking mundial.
Os objetivos do esgrimista na Europa, entretanto, vão além do Pan-americano. Souza observa que os 16 atletas melhores colocados no ranking mundial em abril de 2008 têm presença assegurada nos Jogos Olímpicos de Pequim. Com isso, há a chance dele, na mesma data, sendo um dos dois melhores colocados nas Américas, ter vaga certa. Atualmente ele é o segundo melhor, superado apenas por Joshua McGuire, em 22º lugar.