Se vencer o duelo contra o norte-americano, o brasileiro se tornará campeão mundial pela quinta vez, em duas categorias por três entidades, um feito inédito na história do boxe brasileiro. A luta, que acontecerá nos Estados Unidos, em local ainda a ser confirmado, será transmitida pela rede de TV HBO.
Diaz tem um cartel com 32 vitórias, sendo 17 por nocaute, uma derrota e um empate. Sua última luta aconteceu em 12 de agosto de 2006, quando derrotou o mexicano José Armando Santa Cruz por nocaute no décimo assalto e conqusitou o título interino da CMB.
“Mantenho minha posição em relação ao meu retorno. Quero o cinturão do Conselho”, avisou Popó, que assim que soube do acordo realizado pelo seu promotor americano, Artur Pellulo, já retornou ao treinamento intensivo.
Nas últimas semanas, especulou-se que a volta do baiano seria contra o cubano Joel Casamayor, campeão dos leves da CMB e a quem Popó já venceu uma vez, mas o acordo não se concretizou. A luta tinha, inclusive, sido anunciada no site oficial da OMB na última segunda-feira.
O técnico Ulysses Pereira, que cuida de Popó juntamente com Oscar Soares, chega de Belém na próxima segunda-feira, onde treinam por um mês. Após este período, a dupla parte para os Estados Unidos para intensificar o treinamento até a véspera do duelo.