Com quatro títulos de campeão mundial, dois na categoria leve (2006 e 2004) pela Organização Mundial de Boxe (OMB) e outros dois na superpenas (2002) pela Associação Mundial de Boxe (AMB) e 1999 pela OMB, Popó é considerado um dos maiores boxeadores do Brasil.
Desde o início da carreira, Popó sempre disse que pretendia parar de lutar aos 30 anos de idade. Seu anúncio desta terça-feira confirma sua projeção, pois no próximo dia 22 de outubro o pugilista completa 31 anos. Agora, o baiano pretende se dedicar a sua nova ocupação. “Agora quero seguir a carreira de promotor e conduzir projetos sociais.”
Há mais de dois anos sem apoio financeiro, Popó se mostrava confiante em uma alteração desta situação e lembrava que sua parte havia sido feita com vitórias. Sua expectativa era de retornar aos ringues no mês de novembro. Entretanto, na semana passada, seu empresário Arthur Pellulo disse à Folha de São Paulo que negociava um combate com o campeão interino da FIB, Julio Diaz.
A nova projeção era de que a luta acontecesse em janeiro e no Brasil. Entretanto, Pellulo admitia que a chances eram maiores de que ela ocorresse mesmo nos Estados Unidos.
Surpreendido pela decisão de Popó, Éder Jofre acha que baiano pode voltar