Poliana Okimoto voltou a vencer uma maratona aquática nesta sexta-feira (7). Depois de decepcionar nas Olimpíadas, a atleta do Corinthians foi a mais rápida na etapa de Inema, em Salvador, a sexta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro, nadando os 10km em 2h10min03. Ana Marcela Cunha foi a segunda colocada e assumiu a liderança no feminino.
A primeira colocada do Brasileiro, que nada pela Unisanta, marcou o tempo de 2h16min06 e foi seguida por Carolina Bilich, do Minas Tênis. Ao lado de Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União, Bilich representará o Brasil no Sul-americano Júnior de 2013, na prova de 7,5km.
Okimoto comemorou o resultado em Salvador depois da decepção de não terminar a prova nos Jogos Olímpicos. “Vinha treinando bem e fico feliz que o resultado dos treinamentos veio. É a minha primeira maratona após os Jogos de Londres e foi bom vencer para recuperar a confiança”, comentou.
Com a liderança, Ana Marcela Cunha tem apenas mais uma prova para garantir mais um título nacional. “Estava preocupada em ficar à frente da Betina, que liderava a competição e quanto mais pessoas ficarem entre nós, melhor. Agora é só chegar na frente dela novamente no domingo para garantir o título”, disse a nadadora.
De Bona assume liderança
Entre os homens, Samuel de Bona, do Grêmio Náutico União, também roubou a liderança entre, ultrapassando Diogo Vilarinho, do Minas Tênis. O atleta do clube gaúcho foi segundo colocado, enquanto o do mineiro foi apenas 11º.
Allan do Carmo, do Aceb, foi o vencedor da prova, com 2h04min12, menos de um minuto à frente do líder de Bona (2h04min53). Victor Colonese completou o pódio.
O Campeonato Brasileiro se encerra neste domingo, com a Meia-Maratona Aquática de Inema.