A nadadora Poliana Okimoto conquistou a medalha de bronze na prova de 5 quilômetros de maratonas aquáticas do Mundial de Roma na manhã desta terça-feira. Além de se tornar a primeira brasileira a subir no pódio na competição, a atleta quebra um jejum de 15 anos do País no torneio.
O Brasil não conquistava uma medalha no Mundial desde a edição de 1994, que também foi realizada em Roma. Na ocasião, Gustavo Borges levou o bronze nos 100m livre e a equipe de revezamento 4x100m livre formada por Fernando Scherer, Teófilo Ferreira, Gustavo e André Teixeira também ficou no terceiro lugar.
“É uma honra pra mim quebrar esse jejum de 15 anos sem medalhas para toda a natação. Só nos últimos 200 metros que consegui ficar na briga pela medalha de bronze. Aí pensei que o Brasil é mais garra, é mais força e é assim que a gente tem que ser na prova”, festejou Poliana.
Em 2006, ela foi a primeira, entre homens e mulheres, a ganhar medalha no Mundial específico de maratonas com o vice-campeonato nos 5 e nos 10 quilômetros. No último Mundial de Esportes Aquáticos, realizado em Melbourne no ano de 2007, a brasileira foi a mais bem colocada das Américas ao chegar no sexto lugar.
Na manhã desta terça-feira, a australiana Melissa Gorman liderou a disputa de ponta a ponta, mas teve trabalho no final. Em uma chegada dramática, ela completou a prova com o tempo de 56min55s8. Já a russa Larissa Ilchenko, campeã olímpica, cravou 56m56s3.
Poliana também enfrentou uma batalha. Depois de ultrapassar a russa Ekatarina Seliverstova, ela mediu braçadas com a espanhola Yurema Requena. Na última boia, as duas ainda estavam lado a lado. Com uma arrancada no final, a brasileira garantiu o terceiro posto ao registrar 56m59s3. Já Isabelle Longo, 18 anos, fez 59min51s3, 36º tempo entre 42 nadadoras de 27 nações.
Ricardo Cintra, técnico e marido de Poliana, tratou de comemorar o feito da nadadora. “Ela merece, porque é uma atleta dedicada. O comprometimento dela é 100% com a natação e ela é um exemplo a ser seguido pelas nadadoras brasileiras”, festejou.
Nesta quarta-feira, Poliana Okimoto volta à praia para disputar a prova de 10 quilômetros do Mundial de Roma. A medalhista terá a companhia dos compatriotas Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Marcelo Romanelli.