Poliana Okimoto venceu com tranqüilidade os 800 metros livres do Troféu José Finkel, hoje, ao finalizar a prova com o tempo de 9min00s85, contra 9min08s15 de Bárbara Jatobá e 9min09s79 de Pamella Oliveira. A atleta do Pinheiros, porém, não direciona sua atenção apenas para a piscina.
Desde o ano passado, Poliana vem se dedicando também às maratonas aquáticas, modalidade que fará parte da programação dos Jogos Pan-Americanos e dos Jogos Olímpicos a partir do ano que vem. “Para o Pan, vou buscar as vagas tanto na piscina quanto na maratona. Se eu conseguir os índices, vou disputar as duas”, garante a atleta.
Nos Jogos Pan-Americanos, haverá só uma prova de maratona, a de 10km. Nas provas de fundo, será apenas os 800m. Mas, por enquanto, Poliana se desdobra para disputar as provas de 5km e 10km na maratona e as de 800m e 1.500m na piscina.
“É meio difícil conciliar por causa das viagens. Há um mês eu fiquei seis finais de semanas seguidos competindo em piscina e em águas abertas. Foi bastante cansativo”, afirma a nadadora, que não vem treinando para a maratona. “Estou levando na raça”.
Para o Pan, no entanto, a atleta pretende priorizar a disputa em águas abertas. “A idéia é treinar em piscina até o fim do ano e depois focar a maratona, fazendo um treinamento específico para o Pan”, revela.
O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, apareceu durante a entrevista para dar o seu palpite: “Por mim, ela nada a maratona, pois é uma medalha quase certa que nós temos”.