Vencedora da última etapa disputada do Circuito Mundial de maratonas aquáticas, a brasileira Poliana Okimoto foi apontada pela Federação Internacional de Natação (Fina) como uma das candidatas ao pódio nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. A edição chinesa marca a estréia da modalidade no programa olímpico e a brasileira chega credenciada por importantes resultados internacionais.
Vice-campeã no Mundial de Águas Abertas de 2006, Poliana ficou com a prata nos Jogos Pan-americanos do Rio. A medalha de ouro da brasileira na China deixou-a em terceiro lugar no ranking geral da competição e candidata a ganhar um dos prêmios em dinheiro que a Federação Internacional oferece para os oito primeiros colocados do Circuito no feminino e no masculino. Em cada etapa, os três primeiros ganham, respectivamente, US$ 2.500, dois mil e 1,5 mil. Os vencedores do circuito conquistam US$ 15, dez e cinco mil, cada um.
Após a vitória na etapa de Shantou, China, no fim de semana passado, ela volta a disputar uma etapa do Circuito Mundial. Neste domingo, ela participa da prova de 10km em Hong Kong, a nona das 11 previstas no calendário de 2007. A final será em Cancun, México, no dia 20 de outubro.