Menu
Mais Esportes

Polêmico, Kyrgios projeta ser melhor "dentro e fora de quadra" em 2016

Arquivo Geral

29/12/2015 10h30

Considerado uma promessa, Nick Kyrgios será mais lembrado pelas polêmicas em que se envolveu do que pelo tênis exibido em 2015. O australiano de 20 anos protagonizou uma polêmica ao ofender o suíço Stan Wawrinka, em agosto, no Masters 1000 do Canadá. O jovem, contudo, garante ter aprendido a lição e planeja tornar-se melhor como “profissional e pessoa” na próxima temporada.

“No ano que vem, quero ser melhor do que fui em 2014 e 2015. Quero seguir melhorando como profissional e como pessoa, dentro e fora de quadra”, planejou Kyrgios em entrevista ao portal espanhol Masters 100.

Kyrgios virou manchete por ter ofendido o veterano durante uma partida válida pela segunda rodada em Montreal. O garoto disparou que a namorada de Wawrinka — a tenista croata Donna Vekic, de 19 anos — teria dormido com o também australiano Thanasi Kokkinakis.

“Kokkinakis f… sua namorada. Desculpe por te contar isso, colega”, foi a frase captada pelos microfones das emissoras de televisão que transmitiam o confronto. A repercussão aumentou ainda mais com a divulgação de um segundo vídeo, no qual Kyrgios critica o companheiro por “f… uma garota de 18 anos de idade”.

O australiano foi a público se retratar logo após o ocorrido, mas sua atitude lhe rendeu multa da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), estimada em 10 mil dólares. Ele foi muito criticado pela imprensa e pelos principais nomes do circuito, como Novak Djokovic, Roger Federer, Andy Murray e Rafael Nadal, que concordaram que o garoto havia “passado dos limites” e “perdido o respeito”.

Em dezembro, Kyrgios e Wawrinka se encontraram no IPTL, torneio de exibição disputado na Ásia e vencido pela equipe do brasileiro Marcelo Melo. O australiano, que já havia sido atuado ao lado do suíço nas duplas do Aberto da Austrália 2014, disse que a competição foi uma oportunidade de passar mais tempo com Wawrinka, reconhecer os erros e buscar evoluir.

“Nós passamos algum tempo juntos na IPTL. Tive a chance de conhecê-lo melhor e lamento o que aconteceu. Não posso mudar os fatos, mas aprendi e amadureci muito por causa dele”, explicou. “Foi algo que disse no calor do momento e que nunca deveria ter dito. Lamento de coração, mas para minha sorte e dos demais, já passou.”

Kyrgios ainda busca seu primeiro título no circuito profissional. Ele iniciará 2016 jogando em casa, no Aberto da Austrália. Para focar no desenvolvimento de seu jogo e evitar novas confusões no futuro, o jovem garante estar trabalhando para melhorar o lado obscuro de sua competitividade para, um dia, cumprir a expectativa de tornar-se o número 1 do mundo.

 

“Estou trabalhado muito nisso. Sou muito competitivo e às vezes posso ir pelo caminho equivocado, mas ser um competidor feroz também me faz ser quem sou. Eu sei quem sou, e minha equipe, meus amigos e minha família também sabem”, completou.

 

  

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado