Menu
Mais Esportes

Pistorius é condenado a 5 anos de prisão por matar namorada

Arquivo Geral

21/10/2014 10h09

O sul-africano Oscar Pistorius foi condenado nesta terça-feira a cinco anos de prisão por ter assassinado a tiros, em fevereiro de 2013, sua namorada, Reeva Steenkamp. O atleta paraolímpico, condenado por homicídio culposo (sem intenção de matar) pela juíza Thokozila Masipa, saiu do tribunal e foi direto para a prisão.

Sua defesa tentava uma punição mais branda, como serviços comunitários e prisão domiciliar. Mas isso não foi visto como justiça pela juíza sul-africana: “Uma sentença sem custódia mandaria a mensagem errada à sociedade, mas um período demasiado longo de cárcere também não seria apropriado, pois faltaria a devida misericórdia com seu arrependimento.

Em sua defesa, Pistorius alegou que matou sua namorada por confundi-la com um ladrão, que tinha invadido sua casa. No primeiro julgamento, o sul-africano conseguiu escapar de uma pena por homicídio doloso (com intenção de matar) e de uma possível prisão perpétua.

O pai de Reeva Steenkamp, Barry Steenkamp, se mostrou aliviado e disse que a família da modelo está feliz com o resultado da condenação de Pistorius: “Sim, estamos muito contentes e satisfeitos”.

Oscar Pistorius foi o primeiro atleta biamputado a disputar os Jogos Olímpicos convencionais, em Londres-2012, chegando às semifinais dos 400m. Em Paralimpíadas, ele conquistou oito medalhas, sendo seis de ouro. Uma de suas maiores conquistas foi o Prêmio Laureaus dedicado a Atletas Paralímpicos, em 2012.

Reeva Steenkamp era uma modelo famosa na África do Sul e seu namoro com Pistorius começou três meses antes de sua morte. Uma semana antes do crime, ela deu entrevista dizendo que seu namorado era um “homem impecável, que sempre tem os melhores interesses no coração”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado