O novo regulamento técnico da Fórmula 1 foi recebido com alegria pela Pirelli, fornecedora oficial de pneus da categoria. A empresa italiana celebrou, sobretudo, a nova regra para teste de compostos que agora dá à companhia 12 dias durante a temporada para trabalhar com seu produto.
O regulamento da F1 prevê seis sequências de dois dias de testes de pneus para que a Pirelli possa experimentar novidades em seus compostos, já prevendo a grande mudança pela qual a categoria deve passar em 2017. Parte do processo para a categoria reduzir em até 5s o tempo de volta é aumentar o tamanho dos pneus.
“É um primeiro passo à frente, então é extremamente positivo. Está nas regras, então em colaboração com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), nós podemos testar como é necessário. Mas ainda precisamos de um veículo de testes”, disse o chefe da divisão esportiva da Pirelli, Paul Hembery, à revista britânica Autosport.
Como ressaltado pelo dirigente da empresa italiana, um carro para os testes é necessário. Mas isto ainda não é possível porque o regulamento técnico para 2017 não foi completamente definido, o que pode atrapalhar as pretensões da Pirelli nos testes de seus pneus.
“Nós queremos estar na pista em maio ou junho, mas o tempo para produzir o carro é o problema. E um veículo pode ser produzido?”, questionou Hembery. “É longe do ideal, com essa área cinzenta de indefinição, e dependendo de com quem você fala o carro pode ou não ser feito. Se você conversa com as equipes, recebe respostas diferentes. O primeiro passo é definir o regulamento e aí avançaremos para o ambiente de testes”, completou.