Em outro duelo disputado, o Pinheiros derrotou o Uniceub/BRB/Brasília, no primeiro tempo da prorrogação, por 99 a 92 e garantiu um fôlego na semifinal do NBB (Liga Nacional de Basquete). Com o resultado, o time paulistano obteve seu primeiro triunfo na série melhor de cinco (que está 2 a 1 para os candangos) e forçou a realização do quarto jogo.
O primeiro quarto foi o mais equilibrado e teve fim com o placar de 16 a 15 para os donos da casa. Nos períodos sucessivos, uma das equipes destoou e levou a melhor por uma larga diferença.
Sob as ordens do técnico João Marcelo Leite, o Pinheiros ganhou o segundo quarto por 28 a 17 e foi ao intervalo com uma gordurinha de oito tentos (44 a 32). Na volta do vestiário, foram os brasilienses que ditaram o ritmo. Com os triunfos de 28 a 24 no terceiro e 24 a 16 nos minutos finais do jogo, os visitantes levaram o embate foi para a prorrogação.
Nos cinco minutos de tempo extra, a equipe da capital federal se desconcentrou e abriu brecha para os anfitriões assegurarem a vitória, consumada, sobretudo, pela eficiência do ala Marquinhos.
O atleta, que já jogou na NBA (Liga Norte-americana de Basquete), foi o maior pontuador do Pinheiros, com 27 tentos. Mas sua grande contribuição foi a performance nos lances livres: aproveitamento de 100%, com 16 arremessos convertidos. O cestinha do embate foi o pivô Guilherme Giovanonni, autor de 29 acertos.
O próximo duelo será na próxima sexta-feira. Apesar do revés, o Brasília terá a chance de garantir vaga na decisão atuando em casa.