Maior vencedor da história dos Jogos Olímpicos, o norte-americano Michael Phelps deve voltar a competir profissionalmente na próxima semana, já livre de sua suspensão de seis meses por dirigir embriagado. A competição é o Grand Prix de Mesa, a mesma em que fez seu retorno ao esporte após curto período de aposentadoria.
Phelps recebeu uma punição de seis meses da federação norte-americana de natação por ter sido flagrado dirigindo embriagado em outubro. Ele também foi retirado da lista dos Estados Unidos do Campeonato Mundial de Kazan, na Rússia em agosto, o que ainda pode ser alterado pela entidade nacional.
“Minha suspensão finalmente acabou. É hora de voltar à piscina e competir novamente, estou ansioso para Mesa”, escreveu Phelps em sua conta no Twitter, referindo-se ao GP disputado na cidade do Arizona.
O nadador norte-americano ainda está em liberdade condicional de 18 meses depois de se declarar culpado de dirigir sob influência de substâncias na Corte de Baltimore. Foi a segunda vez em dez anos que ele foi flagrado guiando embriagado, o que o fez procurar tratamento contra o alcoolismo.
Phelps, que treina em Baltimore com seu técnico Bob Bowman, está fora da lista de atletas norte-americanos que disputarão o Campeonato Mundial de natação em Kazan, na Rússia, em agosto. No último mês, no entanto, o diretor-executivo da federação norte-americana da modalidade, Chuck Wielgus, afirmou que ele pode ser reintegrado ao time.