Nesta quarta-feira, o norte-americano Michael Phelps imprimiu o ritmo que o consagrou nas piscinas de todo o mundo e bateu na frente na final dos 200 metros borboleta, no Mundial de Xangai, na China. Com o resultado, o campeão olímpico conquistou seu primeiro ouro na competição, o quinto desta prova na carreira.
Na última virada, no entanto, ele havia chegado atrás do japonês Takeshi Matsuda, da raia 4. Na reta final, então, Phelps mostrou a que veio e, com o tempo de 1min53s34, ultrapassou seu adversário e fez história novamente, desta vez no Centro Esportivo Oriental de Xangai.
Matsuda terminou a prova com 1min54s01, seguido de dois locais: Peng Wu e Yin Chen, que cravaram 1min54s67 e 1min55s00, respetivamente. Phelps, por sua vez, volta às piscinas ainda nesta manhã, quando enfrenta os brasileiros Henrique Rodrigues e Thiago Pereira por uma vaga na final dos 200 metros medley.
Na manhã de ontem, o norte-americano havia sido superado pelo seu compatriota Ryan Lochte na final dos 200 metros livre, e ficou com a medalha de prata. O alemão Paul Bierdemann terminou em terceiro.