O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês) fará entre hoje e a próxima quinta uma reunião em Londres com as quatro cidades candidatas a organizar a edição de 2016 do evento – entre elas o Rio de Janeiro – e com a sede da próxima competição, Londres, em 2010.
Os organizadores da última edição do evento, em agosto deste ano, transmitirão sua experiência aos candidatos através de livros, manuais e cursos, que contarão com a presença das delegações de Rio, Madri, Chicago e Tóquio.
Além dos quatro também marcarão presença as delegações de Londres – sede dos próximos jogos, em 2012 – além de Vancouver e Sochi – que organizarão os Jogos Olímpicos de Inverno em 2010 e 2014, respectivamente – na discussão de assuntos chave como as competições, o alojamento, o transporte e a logística.
Também haverá lições específicas sobre as reivindicações dos vários grupos que participam dos Jogos, como atletas, espectadores, funcionários e imprensa.
A divisão do COI denominada Gestão do Conhecimento dos Jogos Olímpicos (OGKM, em inglês) se encarrega de passar esta experiência entre os organizadores dos torneios passados e futuros.
O presidente do COI, o belga Jacques Rogge, chegará hoje às reuniões discursando em uma conferência intitulada “O avanço dos Jogos: o COI, Londres 2012 e o futuro do Movimento Olímpico de Coubertin”.