Menu
Mais Esportes

Pequim apresenta novo terminal especial para as Olimpíadas

Arquivo Geral

12/09/2007 0h00

As autoridades chinesas inauguraram nesta quarta-feira o novo terminal do aeroporto de Pequim, feito exclusivamente para suportar os aviões que aportarem na cidade trazendo turistas e atletas para os Jogos Olímpicos do ano que vem. A estrutura, feita de vidro e ferro com um teto arredondado, foi feita para impressionar quem chegar à China, segundo os proprietários.

O terminal três, que custou ao todo US$ 4,6 bilhões – somadas todas as obras em volta -, terá um trem que levará quem chega ao local até à cidade e um portão largo, com capacidade para acoplar até mesmo o Airbus A380 superjumbo, o avião comercial mais largo existente. A nova obra será aberta para testes em fevereiro para se conhecer a real capacidade de operação.

A realização foi desenhada por Norman Foster, engenheiro inglês, para combinar a tradicional arquitetura chinesa com traços mais modernos e novas tecnologias. Suas colunas vermelhas e teto dourado relembram o palácio imperial chinês, enquanto o sistema de bagagens de mais de US$ 250 milhões pode transportar até 19.000 malas por hora.

A construção do terminal três do aeroporto da capital, no entanto, não deve suprir a demanda por um novo local destinado a aviões na cidade, pois o segundo local para desembarque de passageiros foi feito há apenas oito anos e já está saturado. Tudo por causa do crescimento de mais de 10% da economia chinesa ao ano. Não é raro ver no Aeroporto de Pequim longas filas nos check-ins e atrasos de vôos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado