O pentacampeonato do ATP 500 de Pequim deixa Novak Djokovic cada vez mais perto de seu objetivo, que é terminar a temporada na primeira colocação do ranking mundial. Com o resultado, o tenista somou pontos na tabela de classificação da ATP e aumentou sua vantagem na liderança. Antes, o sérvio liderava com 3.485 pontos sobre Rafael Nadal. Com a atualização feita nesta segunda-feira, a vantagem aumentou para 5.695.
A diferença ficou maior nos últimos meses principalmente devido à ausência de Nadal, que ficou fora do circuito se recuperando de uma lesão no punho. De volta às quadras, o espanhol sentiu a falta de ritmo e foi eliminado nas quartas de final em Pequim, não conseguindo igualar o vice-campeonato de 2013.
O Masters 1000 de Xangai, que teve início neste final de semana, também será importante para Djokovic tentar manter a vantagem. Defendendo mais um título, o sérvio novamente é o favorito para ser campeão e torce para que Nadal fracasse novamente, já que ele defende a semifinal alcançada na temporada passada.
A única mudança do top 10 ficou por conta de Kei Nishikori, que trocou de lugar com Tomas Berdych e chegou à sexta colocação – o melhor posto de sua carreira. A melhora foi garantida graças aos pontos do ATP 500 de Tóquio, no qual ele foi campeão. Vice em PequimTóquio, Berdych caiu do sexto para o sétimo lugar, mas está apenas com 200 pontos a menos do que o japonês.
Tentando recuperar o posto, Berdych pode melhorar ainda mais, assim como Nishikori, que tem a chance de assumir a quinta colocação após Xangai. Os dois tenistas veem a possibilidade de melhora devido à proximidade de David Ferrer, que é o quinto colocado, com 4.495 pontos, apenas 60 a menos do que o japonês.