Flávia Pennetta coroou a sua excelente atuação em Indian Wells com o título. Neste domingo, dois dias depois de surpreender a favorita Na Li e avançar à final do Premier norte-americano, a número 21 do mundo não deu chances à terceira melhor colocada no ranking da WTA – que sofreu com dores no joelho esquerdo -, e venceu a polonesa Agnieszka Radwanska por implacáveis 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1, em apenas 1h14min de jogo.
Este foi o primeiro título de Penneta na temporada. Ela, que já tinha nove conquistas na carreira, disputou o Aberto da Austrália, e os Premiers de Doha e Duabi em 2014. No Grand Slam, acabou eliminada por Na Li nas quartas de final, mesma fase na qual caiu nos Emirados Árabes Unidos, para Venus Williams. Em Doha, por sua vez, a italiana foi surpreendida logo na estreia por Su-Wei Hsieh. Desta vez, porém, fez uma campanha impecável para faturar um improvável título – o terceiro de sua vida em quadra dura, e o segundo nos EUA (ela fora campeã em Los Angeles, em 2009).
No caminho até a décima conquista de sua carreira, Flavia Penneta teve que derrubar algumas das principais favoritas ao título de Indian Wells. Na estreia, não teve problemas para confirmar sua superioridade e vencer a norte-americana Taylor Townsend. Depois, passou pela australiana Samantha Stosur, número 16 do mundo, antes de eliminar a sua compatriota Camila Giorgi. Nas quartas, venceu Sloane Stephens e, nas semifinais, surpreendeu a favoritíssima Na Li, sua algoz no Aberto da Austrália. Agora, na grande decisão, não deu chances à número 3 do ranking da WTA.Agnieszka Radwanska foi completamente dominada por Pennetta neste domingo. Somente no primeiro set, foram duas quebras da italiana, que jogou muito bem principalmente em seu serviço. Ela ganhou 64% dos pontos em que sacou e ainda 51% dos que recebeu. Salvou a única chance de quebra que cedeu à polonesa, que, por sua vez, sofreui com muitas dores no joelho esquerdo e viu seu saque ser ameaçado cinco vezes. Bastaram duas capitalizações, entretanto, para a número 21 do mundo fechar a primeira parcial em 6/2.
Na segunda, foi mais fácil ainda. Pennetta aumentou a intensidade de seus golpes, e, aproveitando-se da lesão da rival, provou que merecia, de fato, coroar a sua excelente atuação em Indian Wells com o título. Anotou três aces, e venceu 85% dos pontos dos quais colocou o primeiro serviço em quadra. Assim como no primeiro set, salvou a única chance de quebra que cedeu à Radwanska, mas, desta vez, conseguiu triunfar em três games no saque da adversária. No fim, o 6/1 serviu para provar que, mesmo aos 32 anos, Flavia Pennetta ainda tem muito a mostrar no circuito do tênis feminino.