Clara Carvalho
clara.carvalho@jornaldebrasilia.com.br
O domingo de sol foi o estímulo para os 2.500 atletas que participaram da última etapa do Circuito Brasília de Corrida de Rua. Desta vez, o evento reuniu, excepcionalmente, as provas da 11ª Corrida da República e da 7ª Corrida de Tiradentes, ambas no Parque da Cidade.
A junção do evento ocorreu devido a uma mudança no calendário da cidade. A corrida de Tiradentes, organizada pela Polícia Militar do Distrito Federal, que sempre é realizada em maio, teve que mudar a data por questões da organização do evento.
Entre os muitos atletas profissionais e amadores, um grupo se destacou. Os corredores protestavam pela nomeação para o Curso de Formação Oficial. O concurso da Polícia Militar que foi realizado em 2009 teve problemas com edital e desde então está estagnado. “Mais de cem alunos passaram no concurso. Estamos esperando há mais de três anos alguma resposta. Achamos que a corrida seria uma boa oportunidade de protestar e chamar atenção. Afinal, a 7ª Corrida de Tiradentes é organizada por nossos colegas e eles entendem e apoiam a nossa causa”, explicou Galvani Souza, um dos representantes do grupo.
O primeiro lugar no masculino foi conquistado por Raimundo Nonato, que completou a prova em 30min1s. Já o feminino ficou com Roseane Xavier dos Santos, com o tempo de 36min05s.
No próxima domingo, dia 27, os corredores de plantão poderão participar da Ecorrida, que terá três possibilidades de percurso: 10, 15 ou 30 quilômetros. As inscrições podem ser feitas até dia 24, no site www.yescom.com.br/ecorrida-df/2011/portugues.