Menu
Mais Esportes

Para Trulli, GP da Turquia foi "o fim do treino classificatório"

Arquivo Geral

10/05/2011 14h26

Cortado na primeira fase da classificação para o GP da Turquia, o italiano Jarno Trulli observou seus companheiros tentarem a pole position e constatou que a briga pela primeira colocação do grid não existe mais. Para ele, os pilotos se preocupam mais em preservar os pneus que em fazer voltas rápidas.

 

“A F-1 mudou em 2011 e há prós e contras: as corridas ficaram mais excitantes e espetaculares, ao gosto do público. O ponto contra é que os GPs estão meio incompreensíveis e, desde Istambul, houve o que eu chamo de ‘fim da classificação’. Pela primeira vez no ano percebi que, quando chegou o Q3, em vez de tentar uma pole position, os pilotos e as equipes preferiram fazer cálculos e preservar os pneus”, explicou o piloto da Lotus em sua coluna no jornal Repubblica.

 

“A verdade é que a estratégia este ano está mais decisiva. Em Istambul, por exemplo, a corrida começou antes, quando preservaram os pneus. Após três corridas, finalmente temos uma idéia inicial e confiável do nível de degradação dos pneus”, acrescentou.

 

A pole da Turquia foi marcada por Vettel. Para Trulli, os pilotos de ponta marcaram uma volta rápida e não tentaram melhorá-la. Os que passaram do Q2 com pouca folga, nem tentaram. O brasileiro Felipe Massa, por exemplo, errou em sua primeira tentativa e não voltou à pista.

 

“Alguns acreditam que uma fórmula que funcionou foi arruinada. Não digo isso. Apenas observo que essas são as regras e os pilotos se adaptaram a elas”, concluiu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado