Com duas ultrapassagens no final, Daniel Ricciardo (Red Bull) venceu o Grande Prêmio da Hungria, neste domingo. A última delas, sobre o espanhol Fernando Alonso, duas voltas antes de cruzar a linha de chegada. O pódio foi completado pelo inglês Lewis Hamilton, que fez grande prova de recuperação, depois de ter largado dos boxes em Hungaroring.
Essa foi a segunda vitória do jovem australiano na Fórmula 1. No Canadá, em junho, ele já havia se tornado o único piloto além da dupla da Mercedes a vencer. Para repetir o feito da etapa de Montreal, foi ousado nos momentos finais da prova, retornando muito veloz dos boxes e indo para cima de Alonso e Hamilton, que tentavam se sustentar com pneus bastante desgastados, mas não conseguiram ceder às investidas.
Apesar de perder a liderança a duas voltas do fim, Alonso também merece destaque. O campeão mundial de 2005 e 2006 arriscou permanecer na pista seca com pneus médios e, por muito pouco, não deu à Ferrari sua primeira vitória depois de mais de um ano e dois meses. A última foi com ele próprio, em maio de 2013, no GP da Espanha. Neste ano, sua segunda posição deste domingo é o melhor desempenho da escuderia italiana.
A prova de Hamilton também não fica atrás. O vice-líder da temporada precisou largar dos boxes, por conta de uma pane em sua O brasileiro Felipe Massa teve na Hungria, neste domingo, seu segundo melhor desempenho na temporada, cruzando a linha de chegada em quinto lugar. Apesar disso, ao final da prova, reclamou da estratégia definida pela Williams.
“Para mim, o problema durante a corrida foi usar pneu duro. O carro era muito lento com pneu médio, no começo. (Com o mole), da hora que (a pista) começou a secar para frente, comecei a melhorar, a pegar ritmo”, reclamou, em entrevista à TV Globo. “A gente sofreu muito, causou um pouco de problema”.
Massa largou em sexto e perdeu duas colocações logo na primeira volta. Mas a entrada do safety car, após acidente com o sueco Marcus Ericsson (Caterham), permitiu que muitos colocassem pneu para pista seca, já que a chuva tinha parado. Após a nova largada, o brasileiro já estava em terceiro – e ainda viria a ficar em segundo quando o inglês Jenson Button (McLaren) parou.
Mais tarde, a estratégia da Williams mudou. A equipe o chamou para os boxes para e arriscou voltar ao composto médio, na tentativa de não fazer nova parada até o final. Massa até se manteve entre os primeiros, ainda que sem a mesma velocidade, mas surpreendeu ao fazer um terceiro pit stop a 25 voltas do final da prova apenas para renovar os pneus.
“Foi decisão da equipe”, disse o piloto, a respeito da terceira parada, que o tirou definitivamente da briga por pódio. No final, atacado pelo alemão Nico Rosberg (Mercedes), líder do campeonato, ele não conseguiu sustentar o quarto lugar e terminou em quinto, somando dez pontos.