O Rio-2007 será a primeira edição dos Jogos Pan-americanos a utilizar o mesmo programa para administração e gerenciamento antidoping da Agência Mundial Antidoping (Wada). Na última semana, representantes do Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio) completaram o treinamento com o diretor de tecnologia da informação da Wada, Karam Birdi, para utilização do Programa Adams.
O sistema desenvolvido pela Agência em dezembro de 2005 será utilizado pela primeira vez de forma integrada no Rio. Até a realização dos Jogos, toda a equipe será treinada para a sua utilização, desde os integrantes do CO-RIO até os médicos das delegações e o laboratório responsável pelos exames.
O Programa permite armazenar informações sobre os atletas, a forma, quantidade e tipo de avaliação que deverão ser feitos, além de administrar resultados, baseado em informações anteriores.
Para o médico Eduardo De Rose, diretor do Departamento Anti-doping do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), membro fundador da Wada e presidente da Comissão Médica da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa), o Adams agilizará os processos. “Com este sistema será possível integrar todas as áreas via internet. Teremos informações em tempo real”, explica De Rose.