Com esperanças de que o Rio de Janeiro seja uma das indicadas, o ministro dos esportes do Brasil, Orlando Silva, representará o País na apresentação das cidades finalistas na disputa para sediar as Olimpíadas de 2016. O anúncio será feito em Atenas, na Grécia, nesta quarta-feira pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge.
“Os jogos olímpicos têm grande repercussão no mundo e nunca aconteceram no continente sul-americano. A candidatura do Rio de Janeiro é, sobretudo, uma candidatura sul-americana”, afirmou o ministro.
Além da cidade brasileira, Tóquio (Japão), Madri (Espanha), Chicago (EUA), Doha (Catar) e Baku (Azerbaijão) estão na briga para receber os Jogos de 2016.
Se o Rio de Janeiro for classificada para a fase final, será a primeira vez que uma cidade do Brasil ficará entre as finalistas. A decisão final será divulgada no dia 2 outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.
O anúncio será transmitido, a partir das 12h30 (de Brasília) ao vivo pelo site do COI. A decisão tem como base a análise feita pela entidade dos questionários entregues em janeiro passado pelas cidades aspirantes.