Um dos principais torneios das categorias de base do tênis, o Banana Bowl teve sua 44ª quarta edição chegando ao fim neste domingo. E, após 33 anos, o Brasil novamente tem um campeão. Em partida disputada no Clube Monte Líbano, em São José do Rio Preto, Orlando Luz conquistou o troféu entre os atletas de até 18 anos ao superar João Menezes em sets diretos, com parciais de 6/3 e 7/5.
Após triunfar sem maiores dificuldades no set inicial, Luz passou perto de repetir o placar na parcial final. Entretanto, com 5 a 3 de vantagem e sacando com 40-0, o futuro campeão permitiu reação do rival, que igualou o marcador. Entretanto, Orlando foi quem mais teve êxito nas jogadas no tie-break e acabou com o título.
“Eu passei mal na última noite e não estava 100%. Eu estava mais normal no começo do jogo, mas fui caindo por causa do calor. Não era capaz mais de disputar pontos longos como fiz durante a semana. Mesmo não sendo um de meus jogos mais bonitos, valeu muito a vitória pela garra que demonstrei”, afirmou o atleta.
Em 1981, em outra decisão brasileira, Eduardo Oncins triunfou sobre Edvaldo Oliveira e conquistou o troféu desta categoria. Desde então, nenhum jogador nacional havia ficado com o troféu. Agora, Luz faz parte de grupo que, além de Oncins, conta com Joaquim Rasgado Filho (1970), Roger Guedes (1971), Flávio Arezon (1973) e Eddie Pinto (1974).
Confira todos os campeões desta edição do Banana Bowl:
Masculino
18 anos: Orlando Luz
16 anos: Bruno Britez (Paraguai)
14 anos: Thiago Wild
12 anos GA: Natan Rodrigues
12 anos G1: Rodrigo Murillo
10 anos: Diogo Pessoa
9 anos: Lucas Silva
Feminino
18 anos: Aliona Bolsova (Espanha)
16 anos: Liz Chileno (Paraguai)
14 anos: Maria Osorio (Colômbia)
12 anos GA: Thassane Abrahim
12 anos G1: Camilla Bossi
10 anos: Ana Candiotto
9 anos: Larissa Silva