Menu
Mais Esportes

Organização trabalha para entregar arenas ainda neste ano

Arquivo Geral

11/07/2007 0h00

Enquanto nas Américas as atenções estão todas voltadas para o começo dos Jogos Pan-americanos, ao que tudo indica os chineses trabalham de forma eficiente para receber as Olimpíadas de 2008 em sua capital, Pequim. Ao todo serão reservadas 37 localidades para a disputa das competições, sendo que 12 delas são novas e duas dessas já estão pontas para serem entregues na semana que vem.

Segundo o engenheiro chefe das construções para Pequim 2008, Wu Jingjun, as duas localidades recém-construídas são as de remo e arremesso de peso e dardo, que estão prontas a 13 meses antes do início dos Jogos. “Essas duas estão completas e esperando avaliação e comissionamento”, disse o chinês.

Ao contrário do que aconteceu em Atenas, as construções para o evento em Pequim têm ocorrido sem nenhum problema e foram elogiadas pelo Comitê Olímpico Internacional. Segundo Wu, todas as arenas para as competições devem ficar prontas até o final deste ano, à exceção do Estádio Nacional, que só será entregue por volta de março de 2008.

Em agosto deste ano, serão realizadas 11 competições para testar a infra-estrutura das localidades, sendo a primeira delas o Campeonato Mundial Júnior de Remo, que começará no dia 8 – exatamente um ano antes do início dos Jogos. Apesar do bom andamento das obras, nem por isso os imprevistos deixaram de surgir.

Na semana passada, um incêndio danificou as instalações da arena reservada para as partidas de tênis de mesa, a seis meses do evento teste que ocorrerá lá. Mas Wu garante que tais problemas não prejudicarão o cronograma. “Não há um impacto negativo na estrutura principal. Acho que o incêndio terá um dano limitado no evento teste a ser realizado em dezembro”, disse o engenheiro.

Além do fogo, a organização também terá de lidar com problemas financeiros. Isto porque a Covertex, empresa alemã que está envolvida com a construção do Estádio Nacional, está em processo de falência. Mas a exemplo dos imprevistos estruturais, isto não parece preocupar Wu. “Posso garantir que os problemas de falência foram esclarecidos no final de junho. Não há impacto negativo na construção do estádio”, prometeu o chinês.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado