O suíço Roger Federer conquistou no domingo o oitavo título de sua carreira na grama do ATP 500 de Halle, na Alemanha. A decisão foi uma verdadeira revanche contra o italiano Andreas Seppi, 45º do mundo, algoz do tenista da Basileia na terceira rodada do Aberto da Austrália no começo do ano. Federer venceu por 7/6 (7-1) e 6/4, levantou o troféu e bateu um recorde pessoal em sua carreira, superando o total de sete títulos conquistados em Wimbledon.
“É a primeira vez que ganho oito vezes no geral em um dos meus torneios favoritos. Foi uma partida muito boa, meu saque me salvou algumas vezes no primeiro set. Vencer aqui é sempre especial”, disse o tenista após o triunfo, enumerando as dificuldades da grama.
“Acho que um dos grandes segredos é quando se bate o golpe e no placar. Você pode ser perfeito, estar jogando perfeito, mas em um momento com uma decisão errada tomada, a grama te faz pagar”, avaliou.
A conquista em Halle deixa Federer a um título de igualar o espanhol Rafael Nadal, nove vezes campeão em Roland Garros e recordista no quesito mais taças em uma mesma competição. Preparando-se para Wimbledon, Federer reconheceu que o desempenho na Alemanha vai dar embalo para o Grand Slam no fim do mês.
“Essa semana foi ótima no geral. Não acho que fui quebrado nas últimas quatro partidas que joguei, ganhei todos os tiebreaks, o que me dá confiança saber que nos momentos cruciais meu jogo está lá”, finalizou.