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Obras seguem em ritmo acelerado para receber a Fórmula Indy em março de 2015

Arquivo Geral

10/12/2014 8h32

Desde 12 de novembro, quando a investigação do Tribunal de Contas do DF (TCDF) resultou na suspensão da licitação para a reforma do Autódromo Nelson Piquet, a Novacap trabalha para cumprir o compromisso de receber a Fórmula Indy, em 8 de março de 2015. 

No dia 29 de novembro, a empresa estatal decidiu usar recursos próprios na obra e as máquinas não pararam mais. Ontem, os operários davam sequência ao processo de retirada do asfalto antigo e de ampliação das áreas de segurança – esta etapa inicial, segundo a licitação suspensa, está orçada em R$ 37 milhões.

Ao contrário das greves baseadas nos atrasos dos pagamentos dos servidores públicos do DF, os trabalhadores da Basevi – empresa terceirizada contratada pela Novacap para fazer os reparos – afirmaram estar com os salários em dia.

“Não tenho o que reclamar. Mas, se o meu pagamento estivesse atrasado, com certeza estaria ali no meio dos professores protestando”, afirmou um dos funcionários, que preferiu não se identificar.

O Jornal de Brasília tentou contato com a Basevi para saber se o GDF tem honrado os compromissos, mas ninguém da empresa foi localizado.

As obras

No fim da tarde de ontem, enquanto servidores protestavam em frente ao Palácio do Buriti, parte dos maquinários estava parada próxima à ponte de acesso aos boxes do autódromo. Uma outra frota continuava com a retirada do antigo asfalto do anel interno do circuito. 

A área de escape também ganhava cuidados especiais. Um trator posicionado atrás dos boxes recolhia a grama antiga do local para aumentar o espaço da pista.

Tempo escasso

As obras seguem em ritmo acelerado devido à proximidade da prova da Fórmula Indy na capital. Com a suspensão da licitação, a Novacap teve de adotar um plano B e tem menos de três meses para adequar o local. Os organizadores da etapa candanga seguem com discurso otimista.

Entenda o caso
 
Contra o tempo
 
Em março deste ano, Brasília ganhou o direito de sediar a primeira etapa da Fórmula Indy, daqui a três meses.
No início de novembro, a licitação foi aberta. No dia 12 do mesmo mês, no entanto, ela foi suspensa por apresentar erros na formulação.
Sete dias depois, a Novacap entrou com o próprio maquinário no autódromo. A primeira atitude foi retirar o asfalto e adequar as áreas de escape.
 
Licitação deve ficar para o ano que vem
 
Assim que a licitação foi suspensa, em 12 de novembro, o TCDF deu um prazo de 15 dias para a Terracap reformular a plataforma e solucionar os erros apresentados nela – valores cobrados em duplicidade, erros básicos e o sobrepreço de R$ 35 milhões eram algumas das falhas.
 
Quinze dias depois, a Terracap entrou com um pedido de prorrogação para se adequar às exigências. No dia 27 de dezembro, o TCDF acatou ao desejo da empresa e concedeu mais 15 dias para a reformulação da licitação.
 
Na terça-feira (2), o JBr. publicou matéria na qual o relator do processo, Renato Rainha, afirmava que mal o segundo prazo havia terminado e a Terracap já manifestava o desejo de solicitar mais uma prorrogação.
 
“Eles (os representantes da Terracap) estiveram comigo e disseram que, talvez, iriam pedir outro prazo ao TCDF”, disse Rainha.
 
 Só em 2015

A tendência é que a reforma do autódromo se mantenha a cargo da Novacap até o fim. 
 
Isso porque o TCDF entra em recesso de fim de ano no próximo dia 15 e a apresentação do projeto da reforma, sem erros, deverá acontecer somente em 2015, o que, provavelmente, atrasaria ainda mais a execução da reforma. 
 

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