A temporada irregular do UniCeub/Brasília castigou a equipe no último final de semana. Com uma das piores participações de sua história no Novo Basquete Brasil (NBB) até o momento, o time candango foi até o México disputar a Liga das Américas, mas acabou eliminado na primeira fase da competição.
Mesmo com Alex, desfalque na disputa do título da liga Sul-Americana, torneio que dava vaga na Liga das Américas, o time só conseguiu conquistar um resultado positivo na última das três partidas disputadas.
Contra um de seus principais adversários nos últimos anos, em competições continentais, o Regatas Corrientes da Argentina, o time candango ainda conseguiu fazer uma partida equilibrada, mas foi derrotado na prorrogação por dois pontos de diferença.
Diante dos mexicanos do Halcone Xalapas, anfitriões do grupo, o desempenho foi ainda pior. Os brasilienses caíram de rendimento nos últimos quartos e sucumbiram à pressão da torcida local.
Diferenciados
Nas duas derrotas do time de Sergio Hernández, a defesa bateu cabeça com a marcação de determinados jogadores. Contra os argentinos, o cara do jogo foi o ala/armador Paolo Quinteros, que dispontou como o melhor jogador do Corrientes, liderando o time à vitória.
Contra os mexicanos, o garrafão teve um único dono, o ala/pivô Lorenzo Mata, que conseguiu pegar 21 rebotes enquanto Marcus Goree, do UniCeub/Brasília, pegou pouco mais da metade do adversário.
Mesmo abaixo do adversário, o pivô norte-americano foi um dos destaques do time candango, tanto que foi o principal pontuador nas duas derrotas do time do DF.
ÚLTIMO A JOGAR
O Flamengo estreia na competição em 14 de fevereiro, em Quito, no Equador. Caso o Rubro-Negro avance, otime candango será o único brasileiro a não passar da primeira fase nessa edição do torneio – Pinheiros e Uberlândia estão classificados.
Liga das Américas
1Um título para Brasília: apesar da pífia participação deste ano, o UniCeub/Brasília já conquistou o título das Américas. Foi em 2009, quando na primeira fase desbancou o Flamengo, melhor time de seu grupo na época.
2Fase final com Minas: no quadrangular final, o UniCeub/Brasília teve a companhia do Minas Tênis Clube, e derrotou o time mineiro por 90 x 80.
3 A vingança do Halcones: quem também perdeu para o time candango foi o Halcones de Xaraba, adversário que recebeu o UniCeub/Brasília nesta edição e acabou superando os candangos.