Menu
Mais Esportes

O sapato usado no kangoo jump pode amedrontar, mas os benefícios vão além do medo

Arquivo Geral

25/12/2014 7h00

O calçado lembra muito a bota dos patins in-line, mas a parte onde ficariam as rodinhas é o grande quê do esporte e faz toda a diferença. Os professores do kangoo jump costumam chamar a peça de mola, mas o aparelho em nada se parece com o objeto. Porém proporciona o mesmo movimento que a mola faria: o de impulsionar o usuário para cima. 

A soma da bota e da mola apresenta maior altura do que um salto 15 cm, porém oferece mais segurança do que se pode imaginar,l descartando qualquer tipo de medo. Profissionais afirmam que é incomum acontecer imprevistos.

Além de proporcionar diversão, o kangoo jump muito se parece com os exercícios feitos em cima de uma pequena cama elástica – atividade bem comum nas academias do Brasil normalmente chamada de jump. Mas, de acordo com a personal Rafaella Araújo, a ginástica oferece gasto calórico bem maior.

“Acrescentamos coreografia e isso facilita. No jump convencional a pessoa usa apenas o peso do corpo. Aqui não. Só a bota pesa mais de um quilo e a gente tem mais mobilidade para fazer o que quiser”, explica a professora.

Pega de surpresa na academia da 503 Sul, Cristiane Castro confessou que aquela seria a sua segunda aula no kangoo. O medo e a insegurança, no entanto, ficaram para trás, na aula inaugural e agora a consultora contava os minutos para começar a pular.

Cristiane conta que sempre teve bloqueios para fazer aulas aeróbicas por falta de coordenação e vergonha. Mas na atualidade a visão dela é completamente diferente. “O primeiro passo é colocar essa bota estranha no pé. Ela (a bota) dá um pouco de medo pela altura, mas depois é só alegria. Não tenho mais vergonha”, afirma.

O motivo de tanto incentivo vem dos dois filhos que morrem de vontade de ver a mãe brincar de kangoo jump. “Uma vez ganhei um patins e assim que o calcei levei um tombo. Meus filhos não acreditam que sou capaz de dançar em cima disto”, comenta.

Saibamais

A modalidade veio, na verdade, para auxiliar as pessoas que sofrem dores nos joelhos, pois a bota pode absorver até 80% do impacto – também indicado a quem está voltando a fazer atividades físicas depois de sofrer lesão. Número este bem superior a quem pratica o jump na cama elástica.

Uma aula coreografada somada a movimentações pode queimar de 600 a 800 calorias em 60 minutos. Por exigir uma percepção maior do corpo, a aula não é indicada a gestantes, pessoas com labirintite e idosos acima de 80 anos.

Números

1 kg pesa cada bota do kangoo jump.

2 aulas  da modalidade fez Cristiane.

8O% do impacto a boda reduz.

8OO calorias uma aula pode queimar.

6O min é o tempo para queimar tudo isto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado