O presidente da Organização Desportiva Sul-americana, Carlos Arthur Nuzman, foi categórico ao afirmar que Medellín 2010 foram os melhores Jogos Sul-americanos da história. A afirmação foi feita na noite desta terça-feira, dia 30, durante a Cerimônia de Encerramento dos IX Jogos Sul-americanos Medellín 2010, realizada em uma das principais avenidas da cidade.
Vestindo a roupa dos voluntários que trabalharam nos Jogos, Nuzman ressaltou mais uma vez o excelente nível de organização dos Jogos Sul-americanos em Medellín. “A organização foi excelente e estes Jogos representam um novo marco para os Jogos Sul-americanos. Tudo funcionou muito bem, sendo que os voluntários e o público deram um show de participação. O Governo da Colômbia e o Comitê Organizador Medellín 2010 estão de parabéns”, afirmou Nuzman.
Durante 14 dias de competições, os Jogos Sul-americanos Medellín 2010 reuniram o recorde de 3.637 atletas dos 15 países que integram a ODESUR. Foram disputadas 42 modalidades esportivas, sendo nove não olímpicas – beisebol, boliche, esqui aquático, futsal, karatê, patinação artística e de velocidade, softbol e squash; 46 locais de competição e cerca de quatro mil voluntários trabalharam no evento. A Vila-sulamericana, a primeira da história dos Jogos, foi erguida em 12 prédios de oito e 12 andares, com um total de 620 apartamentos, que após os Jogos serão vendidos para a população de baixa renda.