Os rumores de que a cidade de Valência deixaria o calendário da Fórmula 1 em 2012 foram afastados pelo novo diretor do circuito de Ricardo Tomo, Gonzalo Gobert. Ele assumiu o cargo em 22 de fevereiro e garantiu que a cidade recebe o Grande Prêmio da Europa em 2012, para na temporada seguinte iniciar o revezamento com Barcelona pelo GP da Espanha.
“O Grande Prêmio da Europa vai acontecer entre 22 e 24 de junho, como estava previsto. Estabos trabalhando de forma acelerada, dando todos os passos que precisamos dar e, sem dúvida, faremos a corrida”, disse o espanhol em entrevista ao periódico As, neste sábado.
A possibilidade de Valência deixar de receber o GP da Europa começou a ser levantada após a cidade pedir à Fórmula 1 uma revisão nos custos de organização, por conta da forte crise financeira europeia. A solução encontrada entre os organizadores foi, a partir de 2013, alternar com Barcelona a realização do GP da Espanha. Ainda não foi definida a nova sede da corrida continental.
“Entendo que é uma boa iniciativa, é racional. Isso reduz os gastos nos custos associados às instalações e melhora os ingressos. A exclusividade anual na Espanha fará com que os ingressos melhorem muito para nós”, afirmou o diretor, que não descartou a proposta da MotoGP seguir a F-1 e se alternar entre Barcelona e Valência a partir das próximas temporas.
Segundo Gonzalo Gobert, está certo também que os testes de pré-temporada da Fórmula 1 voltarão a ocorrer em Valência a partir de 2013. Neste ano, a primeira bateria ocorreu em Jerez de La Frontera. As duas restantes, em Barcelona.