A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), dirigida por Cleyton Pinteiro, criou recentemente seu Conselho Consultivo. O grupo, presidido pelo ex-piloto Bird Clemente, se propõe a repensar a modalidade no sentido de construir um caminho para formar competidores capazes de manter a tradição do Brasil nas principais categorias do esporte.
“Queremos harmonizar a polêmica formada em torno da administração do nosso automobilismo. Estamos com uma preocupação muito grande em contribuir com ideias para formar uma espécie de academia de pilotos. Começando pelo kart, passando pelos carros de fórmula e chegando até o momento de sair do Brasil para ingressar nas categorias principais”, disse Clemente.
O Conselho é formado predominantemente por jornalistas especializados em automobilismo: Celso Miranda, Venício Zambeli, Reginaldo Leme, Cláudio Carsughi, Lito Cavalcante e Luiz Carlos Secco. O designer Paulo Soláriz e Chico Rosa, administrador do Autódromo de Interlagos, além de Bird Clemente, completam o grupo, acompanhado de perto pelo ex-piloto Paulo Gomes, diretor de planejamento e marketing da CBA.
De acordo com nota publicada no site oficial da entidade, a partir das propostas dos membros do Conselho, o objetivo é “construir um projeto sólido, que definitivamente conduza jovens pilotos brasileiros a se tornarem profissionais com as qualificações dos novos talentos estrangeiros, que chegam às categorias preliminares já com a segurança de terem passado por todos os estágios”.
Idealizador da Velocult, exposição dedicada aos fãs da velocidade, Paulo Soláriz comentou o tema de maneira crítica durante evento ligado à mostra. “O automobilismo atualmente está em uma condição bem difícil, triste e precisa ser repensado. É um esporte no qual o Brasil é muito vencedor e criou vários grandes nomes. A modalidade levou a nossa imagem para fora e nos deu bastante orgulho”, afirmou.
Depois de ouvir os comentários do artista ao microfone, o ex-piloto Paulo Gomes, integrante da diretoria encabeçada por Clayton Pinteiro, usou a palavra para defender a atual gestão da CBA. “O número de pilotos filiados aumentou de 5 mil para 11 mil. O automobilismo não está assim como você está falando, não”, contestou o responsável por marketing e planejamento da entidade.