Menu
Mais Esportes

Nova regra obriga Zanetti a ?dar férias? para movimento que batizou

Arquivo Geral

10/09/2014 14h39

O novo código de regras da Federação Internacional de Ginástica, que passa a valer no próximo dia 20, obrigou o ginasta Arthur Zanetti a excluir de sua série nas argolas o movimento “Zanetti”, classificado pela mesma FIG em setembro do ano passado como de valor F, a nota máxima do código de pontuação da entidade. Prestes a disputar o Mundial de Nanning, na China – entre os dias 3 e 12 de outubro -, o campeão olímpico adiantou que neste não fará mais o movimento que batizou.

“Ficou um pouco mais difícil. Para este ano, posso dizer que o Zanetti tirou férias, mas no ano que vem talvez ele possa voltar. Aí é o Marcos (Goto, treinador de Zanetti) quem decide”, declarou o atual campeão olímpico e mundial nas argolas, após treino realizado no Centro de Ginástica Artística de São Caetano do Sul nesta quarta-feira.

O endurecimento das regras, que obrigarão os ginastas a fazer movimentos mais rápidos nas argolas, impede que o “Zanetti” seja colocado em prática pelo atleta. O movimento consiste em ficar dois segundos abaixo do nível das argolas, na posição da “prancha”, e, em seguida, permanecer outros dois segundos com o corpo acima das argolas.

“Geralmente o atleta faz três elementos de força e, algumas vezes, para na ‘vela’ (posição em que o ginasta apoia os braços e fica com as pernas esticadas), para pegar o embalo nas argolas. Agora, não podemos mais fazer isso – você pode ficar, no máximo, um segundo parado. Isso dificulta um pouco mais a série, deixando-a mais rápida”, afirmou Zanetti.

Excetuando-se a exclusão do movimento que leva seu nome, o ginasta paulista manteve os mesmos elementos em sua série nas argolas.

“A gente não pode gastar toda a força em um elemento (“Zanetti”) e esquecer o resto da série. Precisamos manter uma regularidade. O objetivo é fazer uma série boa e acertar a saída, que é um ponto que chama bastante atenção, principalmente quando você crava”, explicou.

O atleta, que já apresentou a nova série – sem o movimento “Zanetti” – nos Jogos Pan-americanos de Ginástica Artística, acredita que a nova regra pode ocasionar mais erros. “Como vai mudar agora, todos ainda estão se adaptando”.

Arthur Zanetti e os outros atletas que representarão o Brasil no Mundial de Ginástica Artística embarcarão para o Japão nesta sexta-feira. Os ginastas passarão 15 dias em solo japonês para um período de adaptação, principalmente em relação ao fuso horário, e depois seguirão para a China, onde, no próximo dia 27, já participam dos treinos de pódio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado