Após ser derrotada para a Croácia na estreia na Copa do Mundo de Basquete, a Argentina venceu Filipinas por 85 a 81 nesta segunda-feira, em Sevilla, mas a vitória foi turbulenta: a equipe sul-americana perdeu o primeiro quarto por três pontos, venceu o segundo por cinco e abriu mais cinco no terceiro. Mas nos minutos finais do jogo, os asiáticos encostaram no placar, e a diferença chegou a ser de um ponto faltando menos de um minuto para o encerramento da partida.
Luís Scola foi o cestinha da partida com 19 pontos. O ala do Indiana Pacers também pegou sete rebotes e deu quatro assistências. Marcos Mata se sobressaiu com 17 pontos e nove rebotes. Do lado filipino, Ranidel de Ocampo foi o melhor atleta, com 18 pontos e cinco rebotes. Andray Blatche, do Brooklyn Nets, se destacou pegando 15 rebotes.
Sem a principal estrela, o veterano Manu Ginóbili, a Argentina tem mostrado um basquete irregular no Mundial. Mas beneficiada pela zebra da vitória de Senegal sobre a Croácia, também nesta segunda, os Hermanos embolaram a ponta da tabela do Grupo B e passaram a dividir a liderança croatas e senegaleses, todos com duas vitórias e uma derrota. A Grécia venceu duas vezes em dois jogos e pode passar à frente se vencer Porto Rico. Já Filipinas perdeu os três confrontos que disputou.
A Argentina volta às quadras na próxima quarta-feira, contra Senegal, enquanto Filipinas duela com Porto Rico no mesmo dia.
Confira os resultados desta segunda-feira:
Croácia 75 x 77 Senegal
Irã 70 x 83 Sérvia
França 94 x 55 Egito